Descrição: História, curiosidades e fotos
O Lago de Furnas, conhecido como o 'Mar de Minas', abrange 34 municípios mineiros. Seu volume de água é sete vezes maior que o da Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro.
O represamento das águas dos rios Grande e Sapucaí criou uma paisagem nova e surpreendente. São cânions fabulosos, lagos, cachoeiras magníficas e praias artificiais.
Os balneários se espalham pelas margens da represa, oferecendo uma excelente infra-estrutura. A região é a "Meca" da pesca e dos esportes náuticos. Os passeios de barco pelos cânions são imperdíveis.
Quem disse que Minas não tem mar? O Lago de Furnas é a maior extensão de água do Estado de Minas Gerais e um dos maiores lagos artificiais do mundo, por isto é chamado Mar de Minas.
Alimentado por nascentes e rios de águas cristalinas, cobre uma superfície de 1.457,48 Km² e possui um perímetro de 3.700 km, o que equivale a quase metade da costa brasileira. São 21 bilhões de metros cúbidos de água represada, tendo modificado a paisagem dos 34 municípios atingidos pela sua inundação, com a criação de praias e desfiladeiros.
Segundo a Associação dos Municípios do Lago de Furnas (ALAGO): "historicamente a região guarda a memória das tribos indígenas que ali habitaram, das trilhas bandeirantes em busca de ouro, das fazendas seculares e dos quilombos rebeldes. Muito dessa história submergiu em fevereiro de 1963, quando as águas do lago subiram seu nível por sobre casas, plantações e até mesmo cidades, transformando definitivamente o lugar.
Seus habitantes levaram algum tempo para reconhecer a nova paisagem e as novas possibilidades oferecidas pelo grande lago que se formara. Aos poucos, porém, em seus remansos, agradáveis pousadas, férteis pesqueiros e elegantes embarcações foram surgindo e delineando o futuro turístico do Lago de Furnas.
O investimento que você faz em seu lazer é o melhor investimento que você faz em você mesmo